A importância dos bonecos na vida da criança


Não é segredo pra ninguém que os pequenos sempre tem aquele brinquedo especial, que anda com eles para cima e para baixo. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais existem no mercado cada vez mais opções para oferecer às crianças.


Apesar de toda esta modernidade as bonecas e bonecos de pano ainda ocupam um lugar especial no coração da criançada. Para a Pedagogia Waldorf a boneca tem uma importância e intimidade no brincar infantil que não ocorre com os outros brinquedos. Independentemente da idade ou do gênero, a boneca é para a criança um companheiro, um amigo muito próximo de seu coração. Acompanha a criança em todos os seus caminhos, na cama, no brincar, no consolo de suas tristezas e nas suas alegrias.


Brincar com as bonecas ou bonecos ajuda a criança a conhecer o meio ambiente. Além disso, desenvolve a atividade sensorial, tato, movimento e equilíbrio. Transmite para a criança a vivência do seu próprio ser. A boneca ou boneco se converte em uma companhia, transmitindo presença humana, fazendo com que a criança não se sinta só. Nesta vivência a criança aprende a conviver com outras pessoas.


Os bonecos e as variadas etnias



O papel das bonecas e bonecos junto às múltiplas etnias é de grande importância para a afirmação da diversidade humana e valorização da auto-estima e do reconhecimento das diversas identidades das crianças, tanto na família e na sociedade quanto na escola.


A criança pode ter a sua boneca ou boneco como seu espelho, onde se reflete sua anatomia e suas características étnicas. Através desta identificação étnica com a boneca, a criança pode fortalecer sua identidade, aprender a valorizar a si e aos seus semelhantes e reconhecer, para toda a vida, suas raízes, livre de preconceitos ou estereótipos.


Quando a criança tem acesso a bonecas de etnias diferentes da sua ela aprende a amar e a conviver com as diferenças. O brincar ajuda a promover a interação social, a tolerância e o respeito pelas diferenças. Crianças que, no brincar livre, têm a oportunidade de aprender a conviver com a diversidade social tornam-se adultos mais preparados para a vida em sociedade.


A Maria Cotinha - Arte em Pano acredita que brincar é uma parte fundamental da infância e que meninas e meninos tem esse direito. Para contribuir com um brincar saudável a nossa turma de bonecos é bem diversa, para que qualquer criança possa se sentir representada. Criamos bonecas e bonecos de pano, feitos de forma segura e afetuosa, contemplando as mais diversas etnias e características para que nossas meninas e meninos possam escolher aquela companhia que melhor se encaixa com eles. É muito importante que nossas crianças aprendam desde cedo a ter respeito por todos os seres humanos, independente de sua cor, credo ou gênero.



Mapa do Site

Ajuda

Siga a Maria Cotinha

@2017 por Maria Cotinha - Arte em Pano. Todos os direitos reservados.

Rua 15 de Setembro, 60 - Moinhos - Lajeado/RS - CEP: 95.901-030

CNPJ: 30.803.067/0001-25

0
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone YouTube